Descubra qual é o seu Estilo
- Quinze47 Arquitetura
- 25 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2019
Saber seu estilo antes de contratar um arquiteto é essência para fazer melhores escolhas e evitar arrependimentos em meio a um mar de opções.

Você sabe o estilo de arquitetura que mais combina com você? Vamos descobrir e criar um foco pra você diante tontas opções no mundo da arquitetura e decoração.
Aqui não vamos falar em termos teóricos de cada estilo, e sim das associações rotineiras entre a nomenclatura e as imagens. Para conceitos técnicos e históricos dos estilos, estamos preparando um post especial para abordar esse tema.
Moderno


O Estilo moderno trouxe ao homem praticidade, tanto construtiva quanto no dia-a-dia de quem habita. Formado por linhas retas, muito branco, madeira e concreto aparente.
Seu desenho é marcado por grandes vãos, conceito mais amplo dos espaços, muita luz natural, vidro e poucos ornamentos. Na decoração é marcado pelo uso de muita madeira, couro e metal. Normalmente seguindo as linhas retas e grandes vãos em uma linguagem quase que única (poucas interrupções).





Industrial

O estilo industrial é caracterizado pelo uso do material em seu estado natural. Não precisa estar assim em todos os elementos da edificação, mas em sua maioria sim. Portando podemos observar nesse estilo muito concreto aparente, muita tonalidade cinza, cimento, esquadrias metálicas e tijolos.



Instalações elétricas e hidráulicas que antes ficavam escondidas, nesse estilo tendem a aparecer e ser integrantes da própria "decoração". Na decoração os móveis com elementos metálicos tomam conta, Normalmente a leveza e a múltipla funcionalidade fazem parte desses elementos. Os tons mais fortes são cinza do concreto e preto do metal.





Clássico

O estilo clássico, um dos mais duradouros e atemporais. Assim o é pois, na raiz da sua criação, foram utilizadas muitas leis de geometria e técnicas estéticas. Leis essas que podem ser integradas facilmente a qualquer momento estético.



Porém como em qualquer arte, a popularização de um estilo, ganha forma sob as mãos de profissionais que deixam a desejar na técnica. Podendo se tornar muitas vezes muito repetitivas (pouca criação) e desproporcionais. Assim acontece também em todos os outros estilos, muito visivelmente no moderno.




Contemporâneo

O estilo contemporâneo é caracterizado pela ousadia, caracterizados pela mistura de todos os estilos exisetentes até então. Há angulação e curvatura das linhas, que antes eram retas e paralelas. No conceito estão presentes a sustentabilidade, a inclusão da natureza nos próprios elementos arquitetônicos e a forma High-tech. O interior é na maioria das vezes carregado de obras arte, e é representado por elementos ecléticos e cheios de simbolismo, sustentabilidade e formas imprevisíveis das linhas.








Minimalista

O estilo minimalista, que hoje vem sendo muito comentado, é representado pelo uso de materiais essenciais e pela sobriedade das suas obras. O foco do minimalismo é qualidade, funcionalidade e praticidade.Os tons branco, preto, e tons mais terrosos e sóbrios fazem parte da sua ornamentação, além do uso de materiais extremamente necessários e simplistas. Na decoração, sobressai objetos de extrema importância e normalmente de muita qualidade e consequentemente, de maior valor agregado. Porém objetos decorativos por si só não entram.




Mistura de Estilos
A mistura de estilos acontece, mas normalmente um acaba prevalecendo, acontecendo de forma delicada. Não é como na arquitetura contemporânea onde a referência ao estilo se perde para os leigos, mas sim uma linha bem visível entre cada um deles.

Esteja Atento
Independente do seu estilo, procure um arquiteto que sabe de proporção, ambientação climática, técnica, geometria, estética, que esteja interessado na funcionalidade que você precisa e saiba sobre construção. São essas funções que diferenciam ótimos resultados de bons resultados.
Comments