top of page
Quinze47 - escolhido-32.png

Os 7 Passos do Projeto de Arquitetura

  • Foto do escritor: Quinze47 Arquitetura
    Quinze47 Arquitetura
  • 25 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2019

Entender essa prestação de serviço pode ser complexo para muitas pessoas. Aqui simplificamos as etapas para que você compreenda o que acontece após o fechamento do contrato com um arquiteto.




Etapa 1 - Entendendo o Cliente


Compreender o cliente é a etapa norteadora de todas as outras. É nessa etapa que escutamos o que o cliente espera de nós.

Entregamos para os clientes 2 documentos. O primeiro é a Análise de Estilo (referências de imagens para que o cliente nos indique se gostou ou não). O segundo é o Briefing (documento com perguntas para instigar as verdadeiras necessidades do cliente). Abrimos uma pasta no Pinterest para que o cliente coloque suas referências, e fazemos várias perguntas para extrair dele nuances das quais ele não descobriria sozinho. Uma vez sendo bem executada essa etapa, a aprovação está praticamente garantida.


Etapa 2 - Anotando as medidas


A etapa de "Levantamento" é quando tiramos as medidas de todo o espaço existente e abrimos um acervo fotográfico do que existe no local. Em seguida passamos todas as dimensões para os programas que vamos utilizar.


Etapa 3 - Iniciando a Criação


A primeira etapa da criação é o que chamamos de Estudo Preliminar. É nessa etapa que iniciamos o processo criativo, unindo ele com os pré-requisitos apresentados no briefing e o estilo do cliente. Iniciamos essa etapa na definição de partido e conceito do projeto (esse conceito norteará nossas ações em todo o processo), a partir dessas definições fazemos a planta baixa, layout (circulação, espaços, mobília e setorização), finalizamos essa etapa com um 3D básico para apresentarmos ao cliente e receber sua aprovação.


Etapa 4 - Evolução da criação


Essa etapa denominada Anteprojeto, é a continuação do Estudo Preliminar (etapa anterior). Para o cliente poucas coisas mudam, mas para o arquiteto são dias e dias de trabalho. É nessa etapa que damos as soluções técnicas a cada parte da criação, escolhemos os materiais de revestimento específicos e aprofundamos todo o desenho. Nessa parte, podem ocorrer pequenas mudanças referentes ao estudo preliminar. Apresentamos para o cliente para aprovação das escolhas.


Etapa 5 - Detalhamentos



A parte que detalhamos a execução, são o que permitem que a obra aconteça de acordo com o projeto. Essa etapa é chamada de Projeto executivo, é nela que damos as diretrizes para os fornecedores executarem como o arquiteto pensou. Nessa momento quebramos a cabeça para que tudo saia como queremos, de acordo com nossas premissas e definições estéticas e funcionais. O detalhamento que diferencia, na maioria das vezes, uma bom projeto de um projeto sensacional.


Etapa 6 - Entrega Final


Nessa etapa o cliente recebe o projeto completo e as imagens 3D, recebendo assim, o aval para dar início as obras.


Etapa 7 - Acompanhamento de Obras





O acompanhamento de Obras são inspeções que o arquiteto faz durante a obra para fiscalizar se o projeto está sendo fielmente executado pelos profissionais da construção civil. O acompanhamento pode ou não ser contratado pelo cliente. Quando contratado o cliente recebe suporte do arquiteto durante todo o processo de construção, auxiliando nos imprevistos e garantindo que tudo saia como o planejado.


Enquanto para o cliente ficam evidentes essas 7 etapas, para o escritório são mais de 60 processos que vivenciamos em cada projeto. Por isso é tão importante confiança na hora de contratar um profissional da arquitetura. O caminho normalmente é longo e o apoio ao cliente durante esse processos nunca antes vivenciado merece cuidado e atenção.

 
 
 

Comments


bottom of page