O que você precisa saber antes de começar uma obra?
- Quinze47 Arquitetura
- 25 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2019
Uma obra tem uma imensidão de problemas aguardando para aparecer. Vamos te dar uma luz para que você saiba por onde começar.

1. Liste seu objetivo
A lista dos seus objetivos deve ser seu mapa durante todo o período da obra. Se essa lista for leviana o dinheiro pode ir embora pelo ralo e arrependimento podem vir a acontecer.
Para entender suas premissas faça-se perguntas como:
1. O que mais me incomoda hoje?
2. O que eu mais gostaria de ver transformado?
3. Do que eu não abro mão?
4. Que tipo de ambiente mais me agrada? Qual aspecto decorativo ele tem?
5. Que tipo de ambiente que eu não suporto?
6. Para que esse projeto fique perfeito como deverá ser a funcionalidade do espaço?
7. O que mais me preenche e anima em um ambiente?
8. Quais são os meus três maiores desejos em um espaço reformado para mim?
2. Saiba o que não pode deixar de ser feito
Na obra algumas pegadinhas que não imaginamos podem nos pegar de surpresa. Procure um especialista pra te falar o que deverá ser alterado, por questões de saúde, segurança e funcionamento de um espaço. Normalmente as surpresas aparecem nesses casos:
1. Lugares infiltrados
2. Mofo
3. Estrutura danificada como pilares, vigas etc.
4. Instalação Elétrica antiga
5. Instalação Hidráulica antiga
6. Esquadrias (janelas e portas) danificadas
3. Seleção de fotos

Essa etapa é uma delícia. Vá ao Pinterest e crie duas pastas: Amo e Odeio.
Coloque fotos de ambientes que você ama na pasta "amo". Considere as formas interiores, exterior, cores, móveis, quadros, tipos de adorno etc.
Na pasta "odeio" coloque as imagens daquilo que não te agrada muito.
Não fique acanhado, quanto mais informação você der para o seu arquiteto ou aos vendedores da loja maior a chance de as suas expectativas serão atendidas.
4. Monte um Cronograma
Faça uma tabela com o cronograma da obra. Questione com cada fornecedor quanto tempo eles levam para entregar após o fechamento do contrato ou após a medição (ás vezes a medição depende de algo pronto para acontecer).
Pergunte para as lojas tempo de entrega e anote.
Saiba quais serviços dependem da finalização de outrem para fazer uma conexão correta entre os prazos.
Cobre os fornecedores. No Brasil, infelizmente, temos que ficar me cima para que as coisas aconteçam próximo ao tempo prometido.
5. Formalize
Formalize por meio de contrato sempre que puder cada compra. Se o prestador de serviço for muito simples escreva um contrato você mesmo e peça para ele assinar.
Acorde a última parcela do pagamento para o dia da entrega. Assim você se resguarda de qualquer descumprimento.
6. Verifique as Autorizações necessárias
No caso de prédio e condomínio verifique com os responsáveis quais são as documentações necessárias para iniciar a obra. Em muitos casos há necessidade de um projeto de Arquiteto ou Engenheiro com Termo de Responsabilidade Técnica fornecida pelo profissional da área.
7. Contrate uma Consultoria
Se você fechar com um arquiteto ele será seu consultor para todos os momentos. Mas se tiver com o orçamento limitado contrate uma consultoria ao menos. Assim o profissional te dará tais coordenadas. São muitas variáveis em um projeto, você pode acabar deslizando qualquer hora.
8. Contrate uma limpeza pós obra

Existem empresas especializadas para isso. Eles conseguem tirar toda a sujeira grossa que são normais durante a obra. Vai te poupar esforço e desespero em achar que tudo está manchado e arranhado.
9. Tenha as medidas em Mãos

Para comprar o mobiliário tenha todas as medidas em um caderno e anda com ele pra cima e pra baixo. Vai te auxiliar muito.
Essas são nossas dicas para que sua obra flua mais tranquilamente. E aí, gostaram? Quais são suas dúvidas, deixe aqui nos comentários que vamos te responder o mais breve possível.
Boa Sorte!
Comments